Fórum Dix
Bem-vindo ao Fórum Dix. Aqui você poderá encontar conteúdos como:

#Habbo
#Transformice
#Minecraft
#DDTank
#SAMP
#Design
#Web
#Combat Arms
#WEBNODE
#Noticias

Clique em registrar e inicie sua jornada por aqui.
Fórum Dix
Bem-vindo ao Fórum Dix. Aqui você poderá encontar conteúdos como:

#Habbo
#Transformice
#Minecraft
#DDTank
#SAMP
#Design
#Web
#Combat Arms
#WEBNODE
#Noticias

Clique em registrar e inicie sua jornada por aqui.
    EncurtaNET
    EncurtaNet

    Foto

    Resumão - Segunda Guerra Mundial



    • Por favor, inicie sesión para responder

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

    #1
    Fuera de línea
    Gabe
    Qua Ago 01, 2012 2:44 pm


    Gabe

    Expert X


     Expert X
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Introdução
    Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

    Principais países participantes
    Aliados: Reino Unido, França, União Soviética, Estados Unidos.
    Eixo: Itália, Alemanha (nazista), Japão.

    Causas
    Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.

    Quem venceu a Segunda Guerra?
    A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse interim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.

    Quais foram as consequências pós-guerra?
    - Muitos soldados e civis mortos ou feridos;
    - Uma dívida acabou sendo paga pelos países do Eixo;
    - As cidades ficaram devastadas;
    - Só o holocausto por parte da Alemanha (nazista) havia matado milhões de judeus;
    - Vários civis alemães tornaram-se prisioneiros de guerra;
    - A Alemanha acabou perdendo território, ficando com o que está hoje.
    - Esmagamento dos imperialismos alemão, italiano e japonês;
    - Enfraquecimento dos imperialismos britânico e francês;
    - Início da descolonização, com independência das antigas colônias européias na Ásia;
    - Criação do Estado de Israel em 1948;
    - Ascensão dos movimentos de libertação nacional nos países explorados pelo colonialismo europeu, em alguns casos combinando nacionalismo com revolução social (como na China);
    - Deflagração da Guerra Fria, como um teste de força entre os Estados Unidos e a União Soviética;
    - Fundação da Organização das Nações Unidas, em Junho de 1945, em substituição à Sociedade das Nações;
    - Ascensão da URSS como potência militar dominante na Europa Oriental;
    - Ascensão dos EUA como maior potência mundial.

    Participação do Brasil na Segunda Guerra
    Embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simpático ao modelo fascista (o Estado Novo getulista), o Brasil acabou participando da Guerra junto aos Aliados. Em fevereiro de 1942, submarinos alemães e italianos iniciaram o torpedeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico em represália à adesão do Brasil aos compromissos da Carta do Atlântico (que previa o alinhamento automático com qualquer nação do continente americano que fosse atacada por uma potência extra-continental), o que tornava sua neutralidade apenas teórica.
    Devido à pressão popular, após meses de torpedeamento de navios mercantes brasileiros, finalmente o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista, em agosto de 1942. Sendo na época, um país com uma população majoritariamente analfabeta, vivendo no campo, com uma economia com foco principal voltado para exportação de commodities, uma política internacional tradicionalmente isolacionista com eventuais alinhamentos automáticos contra "perturbadores da ordem e do comércio internacionais", sem uma infra-estrutura industrial-médico-educacional que pudesse servir de sustentação material e humana ao esforço de guerra que aquele conflito exigia, o Brasil não apenas se viu impedido de seguir uma linha de ação autônoma no conflito como encontrou dificuldades em assumir mesmo um modesto papel. A Força Expedicionária Brasileira, por exemplo, teve sua formação inicialmente protelada por um ano após a declaração de guerra. Por fim, seu envio para a frente de batalha foi iniciado somente em julho de 1944, quase 2 anos após a declaração. Tendo sido enviados cerca de 25 000 homens, de um total inicial previsto de 100 000. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos americanos, a FEB cumpriu as principais missões que lhe foram atribuídas pelo comando aliado.
    O historiador Frank McCann, afirma que o Brasil foi convidado a fazer parte da ocupação da Áustria. Porém o Presidente Vargas optou por desmobilizar a Expedição enquanto esta ainda estava na Itália. Antes do ano de 1945 terminar, os soldados já estavam voltando para casa.

    Fontes:
    Wikipédia
    JOHN, Keegan - La seconda Guerra Mondiale

    #2
    Fuera de línea
    Gianlucca
    Sex Ago 24, 2012 8:42 pm


    Gianlucca

    Moderador

    Moderador
    Não sei se é permitido, mas poderiam postar um aprofundando a Alemanha Nazista, que pedem muito também (permitido sim, porque nazismo é horrível...)

    #3
    Fuera de línea
    Light
    Sáb Ago 25, 2012 12:08 am


    Light

    Expert I


     Expert I
    Muito Bom , Obrigado Por Compartilhar.

    #4
    Fuera de línea
    Conteúdo patrocinado





    Mensagem [Página 1 de 1]