Fórum Dix
Bem-vindo ao Fórum Dix. Aqui você poderá encontar conteúdos como:

#Habbo
#Transformice
#Minecraft
#DDTank
#SAMP
#Design
#Web
#Combat Arms
#WEBNODE
#Noticias

Clique em registrar e inicie sua jornada por aqui.
Fórum Dix
Bem-vindo ao Fórum Dix. Aqui você poderá encontar conteúdos como:

#Habbo
#Transformice
#Minecraft
#DDTank
#SAMP
#Design
#Web
#Combat Arms
#WEBNODE
#Noticias

Clique em registrar e inicie sua jornada por aqui.
    EncurtaNET
    EncurtaNet

    Foto

    Guia - Jungle



    • Por favor, inicie sesión para responder

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

    #1
    Fuera de línea
    Wall
    Dom Dez 13, 2015 3:55 pm


    Wall

    Moderador

    Moderador
    Já a algum tempo eu estava querendo fazer um guia sobre a jungle para outros jogadores casuais, o que mais me motivou a criar isso foi a baixa quantidade de material sobre jungle na comunidade brasileira.

    Até o inicio dessa season eu jogava mid como minha main lane, porém acabei migrando para a jungle e o motivo disso foi FALTA DE DEDO, eu estava insatisfeito com meu farm em lane e decidi que tentaria coisa novas, e é incrível como acabei encontrando um lugar confortável no meio do mato. Talvez você possa encontrar um tutorial mais informativo que o meu por ai, algum feito por um jogador profissional, então enquanto estiver lendo, tenha em mente que isso é feito por um jogador comum, com base somente na minha experiência em cerca de 7 meses caçando na selva.

    UPDATE
    Link para segunda parte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




    • O que é o jungler (caçador da selva)?
    O jungler é a presença global do seu time, ele se movimenta pelos acampamentos de monstros neutros do mapa para adquirir gold e experiencia, ele se aproveita do respawn desses mesmos monstros para continuar adquirindo recursos durante o jogo.


    • Porque existe um jungler?
    Existe um jungler no seu time por alguns motivos simples, quando você tem um jungler você pode manter 2 jogadores em uma lane solo, esses jogadores não vão precisar se preocupar com dividir farm e experiencia, já que um terceiro jogador esta pegando esses mesmos recursos na selva. Outro motivo para se ter um jungler é o elemento surpresa que ele proporciona ao time, seu jungler é sua arma global, ele é o campeão que passeia pela fog no mapa e cria para o time um novo leque de possibilidades.


    BÁSICO


    • Com que itens devo começar a jungle?
    Acho que atualmente o kit de itens mais seguro para se iniciar a jungle é uma
    Machete do Caçador e Cinco pots de HP.
    Outros kits também são possíveis dependendo da estratégia que você pretende tomar inicialmente nas partidas, exemplos:
    Bota + 4 pots de hp, Cloth Armor + 5 pots
    Recentemente tenho visto junglers como Lee Sin, Jax e Udyr usando uma Doran Blade como item inicial.
    Eu na maioria das vezes gosto de começar com uma Machete, uma ward e duas pots de hp.
    As possibilidades são diversas, cabe a você pensar no que pretende fazer no inicio da partida e decidir que kit de itens vai lhe cair bem. Em caso de duvida Machete + 5 pots é sempre a melhor opção.


    • O que são buffs?
    Existem três buffs importantes em Summoners Rift, o buff Azul, fornecido pelo Golem Ancião, o buff Vermelho fornecido pelo Lagarto Ancião e o buff fornecido pelo Baron Nashor.

    O Blue buff ou buff Azul adiciona aos status do usuário 20% de redução de recarga e um acréscimo considerável na regeneração de mana/energia do campeão.
    O Red buff, ou buff Vermelho adiciona aos ataques básicos do usuário um pequeno efeito de lentidão e um efeito de queimadura (semelhante ao ignite) pelos próximos segundos.
    O buff do Baron Nashor, adiciona aos status do usuário um aumento na regeneração de mana e HP, além de um acréscimo nos seus status de AD e AP.

    O Red e Blue são buffs transferíveis, se campeão X possui um desses buffs e é eliminado por campeão Y, campeão Y ira receber o buff que anteriormente era do campeão X. Diferente desses dois, o buff do Nashor não é transferível, se um jogador o possui e é eliminado o buff simplesmente desaparece.


    • Quem deve ficar com os buffs?
    É uma questão um tanto delicada de se decidir. Tente avaliar quem naquele momento precisa mais daquele extra nos status, é sempre bom se você conseguir dar os Blue buffs para os campeões que tem maior consumo de mana no seu time isso vai fazer com que ele fique mais confortável na lane e possa jogar com maior segurança sem se preocupar com o gasto de mana. Já os Red buffs, ao late game geralmente são oferecidos para os AD Carrys dos times, na maioria das vezes eles são os campeões que tem o maior atk speed do time, o que lhes permite aplicar o efeito do buff com maior frequência, além de que o efeito de lentidão os ajuda a fazer kiting com mais precisão.
    De qualquer forma não tome isso como regra, é sempre bom avaliar a situação naquele momento e decidir quem vai fazer melhor uso dos status extras.

    • Quais campeões podem ser junglers?
    Todos, qualquer campeão pode ser um jungler, mas obviamente alguns campeões vão encontrar maior dificuldade para fazer a jungle que outros, o ideal é ter um campeão que consiga limpar os acampamentos com facilidade, mas que ao mesmo tempo tenha um kit de skills que lhe permita fazer ganks efetivos.


    • Por onde começar a jungle?
    Atualmente as rotas mais comuns e seguras se iniciam por um buff (o que for mais apropriado para seu campeão), a partir dai você pode seguir por diversos outros caminhos, escolhendo um gank rápido após o lv 2, dar continuidade a jungle para acumular mais recursos ou até mesmo uma invasão a jungle inimiga.


    • GANKS
    • O que é gank?
    Um gank é basicamente uma emboscada. Você se aproveita da falta de visão de um inimigo se escondendo na fog de guerra e tenta pega-lo desprevenido para gerar alguma vantagem ao seu time.


    • Quando gankar?
    Existem três principais pontos a serem levados em consideração quando você cogita fazer um gank.

    1. Boas oportunidades.
    2. Situação do laner.
    3. Localização dos jogadores inimigos.

    Um gank pode virar uma bela perda de tempo se você não fizer isso direito, aparentemente os laners pensam que um jungler tem o dever de ganhar a lane para eles e estar lá sempre que precisarem, claro que isso seria ótimo, mas nem sempre é possível. Seu trabalho não é ganhar a lane para seu aliado, então não faça ganks por se sentir pressionado pelos laners, faça ganks quando ver uma boa oportunidade. Diferente do laner você tem recursos escassos, se perder muito tempo em ganks que não resultam em nada acabará ficando atrasado em relação aos outros jogadores.
    Quando for gankar é importante dar atenção para a situação do laner naquele momento, tente ver se ele esta em condições de receber aquele gank, não vai adiantar nada se o inimigo estiver em uma posição favorável a você mas não a seu aliado, não adianta você gankar se seu aliado não tiver nada de mana ou tiver acabado de gastar aquela skill com 20 segundos de cd.
    É importante também estar ciente da posição do jungler inimigo e atento a outros jogadores que tenham uma spell de teleporte ou uma skill de movimento global como Shen, Twisted Fate e Pantheon, você pode ser surpreendido em meio a sua própria emboscada se não estiver atento a isso.


    • Quando um gank é bem sucedido?
    É ótimo quando você consegue gerar uma kill em uma emboscada, mas os inimigos mais espertos não vão deixar isso acontecer, no entanto ganks podem trazer varias outras vantagens para seu time, algumas mais visíveis que outras.

    Em um gank você pode fazer um inimigo gastar uma spell de invocador, uma ult, forçar o inimigo a voltar para base, esses ganks são visivelmente bem sucedidos. Mas existem também ganks bem sucedidos que não deixam a vantagem tão estampada, um bom exemplo são ganks que não geram uma kill nem forçam uma spell, mas fazem com que o inimigo comece a jogar acuado com medo de ser gankado novamente, virando o domínio da lane para o seu aliado.


    • Quem deve ficar com a kill?
    Isso é um pouco difícil de decidir, diferente do que a grande massa de jogadores diz a kill não deve necessariamente ficar com o laner. Primeiro leve em consideração o tipo de campeão que você esta usando, se estiver com um jungler que se da bem em snowball, como Evelynn ou Lee Sin não hesite em pegar a kill, você é a presença global do seu time se consguir snowballar com um desses champs, seu time inteiro sai ganhando. Já se estiver usando um jungler Tank/Suporte como Amumu, Zac ou Maokai (que particularmente é meu tipo favorito), deixar a kill para o laner não é uma má ideia, se essa kill ajuda-lo a sobrepujar o oponente com mais facilidade ele pode se tornar menos dependente da sua ajuda.


    • COUNTER-JUNGLE
    Counter-jungle, a arte de invadir a jungle inimiga e roubar seus monstros neutros.
    É possível também fazer counter-ganks, surpreendendo o jungler inimigo em meio ao seu próprio gank aonde na melhor das hipóteses seu time abre uma grande vantagem matando não só os laners inimigos, como também o jungler deles.


    • Porque fazer counter-jungle?
    Invadir a jungle inimiga e roubar seus acampamentos pode negar ao time inimigo a presença do jungler deles. Você pode roubar seus acampamentos e deixar um neutral vivo para impedir o respawn dos outros ou matar todos para saber quando aqueles monstros poderão ser feitos novamente. Você pode também roubar os buffs, retirando uma grande vantagem e trazendo essa mesma para seu time. Além disso, pode ser muito desmoralizante para todo o time inimigo se eles perceberem que você esta se saindo melhor que o jungler deles.


    • Quando fazer counter-jungle?
    Existem dois pontos importantes quando se vai fazer counter-jungle.
    Em primeiro lugar, quando você tenta counterar a jungle inimiga, você precisa saber aonde o jungler inimigo esta, se pretende fazer isso com total eficiência não deixe de comprar wards.
    Em segundo lugar, sempre que for invadir a jungle inimiga, deixe claro para o seu time que você esta fazendo isso, se os inimigos estiverem preparados e esperando que você faça isso, você pode facilmente ser pego fora de posição e morrer desnecessariamente.

    Counter-jungle é basicamente uma questão de o quão bem você programa seu tempo e do quão ardiloso você pode ser. Invadir a jungle inimiga é sempre perigoso, tenha certeza de fazer isso com segurança e com campeões que tem facilidade para fugir, muitas vezes vai ser necessário correr de lá as pressas, exemplos de campeões:
    Lee Sin, Shyvana, Trundle, Kha'Zix.


    • O que fazer se você sofrer counter-jungle?
    Você não é perfeito, esta sujeito a sofrer com counter-jungle da mesma forma que seu oponente. Para lidar com counter-jungle existe um hack muito bom chamado; Sentinela de Visão/War,d tente wardar as entradas da sua selva, isso te da a possibilidade de ver quando algum filho da mãe esta entrando no seu mato. Comunicação é importante em todos os pontos de League, nesse não é diferente, quando estiver sofrendo counter-jungle avise a seu time, coordene emboscadas junto com seus aliados para pegar os invasores inimigos fora de posição.
    Lembre-se, TONS OF WARDS.


    • OBSERVAÇÔES ESPECIAIS.

    • Dar buffs aos inimigos
    Você não quer que isso aconteça de forma nenhuma. Tente jogar com cautela adicional quando estiver portando algum buff, uma das piores coisas que pode fazer é morrer e doar os buffs a um laner inimigo, você vai deixar seu laner em uma situação extremamente complicada. Se você morrer para o laner inimigo com esses dois buffs seu laner provavelmente vai adiciona-lo a sua lista negra pessoal.


    • Balanceamento de lane.
    Como eu mencionei na parte de ganks, emboscar um laner inimigo pode trazer vantagens além de uma kill ou forçar um spell, ele também pode gerar domínio de lane.
    Mas o que é domínio de lane? Quando um laner consegue farmar mais, causar mais dano em uma troca, pressionar o laner rival embaixo da torre e chamar a atenção do jungler inimigo constantemente, ele tem maior domínio da lane que o rival e isso é realmente ótimo pra ele e para o time dele.
    Você pode gankar seu aliado com o intuito de fornecer a ele esse domínio da lane ou gankar para dar a ele o equilíbrio da mesma, seu gank pode deixar o inimigo com medo de tentar trocar dano ou farmar e isso ajuda a colocar seu aliado no poder.


    • Administração de tempo.
    Note que acontece muitas vezes de laners ficarem vários leveis a frente de junglers, isso acontece porque os laners estão frequentemente recebendo experiência dos minions, para não ficar pra trás é importante administrar bem seu tempo entre gankar e limpar os acampamentos da jungle. Uma boa dica é; antes de gankar uma lane limpar os acampamentos próximos a ela, assim que você sair do gank o acampamento provavelmente vai estar quase respawnando.


    Bem, eu fiz um guia bastante básico, sobre o assunto.
    Na verdade eu queria fazer uma coisa mais avançada abordando rotas de gank e estratégias mais elaboradas. Mas não tinha certeza de como ia ser a recepção do tópico, então fiz esse para iniciantes e dependendo do que a galera comentar eu farei também um mais avançado para discussões, sobre táticas avançadas.

    Ressalto que sou apenas um jogador comum que resolveu fazer um guia baseado em minha própria experiência. Criticas construtivas são sempre bem vindas.
    É sempre ótimo ver os comentários sobre o que as pessoas acharam, então diga o que achou desse guia. (:

    Mensagem [Página 1 de 1]